O Chantilly

A história do Chantilly, por Marcelo Staino

O CHANTILLY iniciou na rua Alagoas, no miolo da Savassi, em 1981, na garagem da casa dos meus pais.

Empresa familiar, sociedade formada por 04 (quatro) irmãos com descendência italiana, sendo 03 formados em engenharia e 01 em administração. No início, todos trabalhavam nas suas atividades, até que um se desligou da engenharia juntamente com minha esposa e uma cunhada para dar início a nossa empresa. Nossa Mãe era filha de italianos e cozinhava muito bem e ajudou e treinou a nossa equipe  no preparo de algumas receitas. Iniciamos vendendo doces e salgados finos o que originou o nome CHANTILLY.

No primeiro ano, de funcionamento foi muito difícil, em razão da construção do Shopping 5ª Avenida bem em frente ao CHANTILLY. Depois da inauguração do shopping, o CHANTILLY virou um “point” de jovens, principalmente do colégio Marista, e dos lojistas e clientes do 5ª Avenida.

Resolvemos então fazer a primeira reforma da empresa para adequá-la ao super movimento diário: aumentamos as vitrines, criando mais espaço e conforto, colocamos novas mesas e cadeiras e começamos a vender almoço com Pratos do Dia muito charmosos e sorvetes elaborados.

Devido ao movimento sempre crescente e o espaço insuficiente, fizemos a segunda reforma “tomando” a varanda e metade da cozinha da casa, procurando sempre melhorar e oferecer mais espaço para a clientela. Também ampliamos a cozinha de preparo.

Devido ao crescimento do CHANTILLY, os irmãos foram deixando as suas profissões para ajudar e organizar a empresa.

Nesse tempo passamos a ficar famosos com os seguintes produtos: pão de queijo artesanal, coxinha e torta de frango com catupiry, pastel Juscelino, torta de limão, torta de morango e sorvetes elaborados.

Tudo que era produzido era vendido. Com isso, os nossos produtos eram sempre frescos, quentes e de ótima qualidade.

Na sequência, começamos a aceitar encomendas de tortas, docinhos e salgadinhos.

O CHANTILLY já não comportava mais o movimento crescente e nem o número de funcionários, então decidimos fazer a GRANDE REFORMA, ocupando todo o imóvel.

Eu, Marcelo, fui o último engenheiro da família a sair da profissão e entrar para o CHANTILLY e me responsabilizei pela reforma total da empresa.

Fizemos um projeto arquitetônico muito arrojado e criamos, no segundo andar, para organizar a empresa: Dep. pessoal, vestiário feminino e masculino, almoxarifado, câmara congelada, salas para a diretoria e construímos 03 novas cozinhas, para  doces, salgados e almoço. Nessa época, a nossa equipe era composta de 100 funcionários e já ocupávamos uma área total de 700,00 m2.

A empresa CHANTILLY sempre foi de vanguarda, buscando se atualizar e modernizar, possibilitando a ida de seus sócios a feiras em São Paulo e Estados Unidos. Fomos um dos primeiros de BH a implantar o almoço a quilo com carnes grelhadas na hora. Também nos destacamos fornecendo comida congelada, bolos personalizados, espaço para eventos e festas infantis, serviços de buffet, congressos, etc.

Acompanhando as tendências, abrimos filiais nos seguintes shoppings, respectivamente: Shopping Cidade, Minas Shopping e Shopping Del Rey.

Curiosidade: Como os nossos clientes viajavam nas férias para Cabo Frio, resolvemos acompanhá-los e montar uma filial temporária CHANTILLY no local. Deslocamos uma grande equipe e equipamentos e foi UM SUCESSO !!!

Com essa experiência nova, criamos credibilidade para fazer grandes eventos em BH, tal como a Exposição anual do Cavalo Manga Larga, na qual montamos, durante 07 anos, lanchonete, restaurante e buffet diário para 800 pessoas.

Muito trabalho e com grande resultados, que ajudou a fortalecer a nossa imagem no mercado de Belo Horizonte.

Com o passar do tempo e o desgaste do trabalho nesse ramo, optamos em transformar o CHANTILLY da Savassi em imóvel de aluguel e encerrar as atividades das filiais do Shopping Cidade e Del Rey, permanecendo até hoje em atividade a loja do Minas Shopping.

Nos primeiros anos do Minas Shopping, tivemos dificuldades em adequar os nossos produtos ao público. Vendíamos doces, salgados, sorvetes e almoço a quilo. Fomos, inclusive, o primeiro do Minas Shopping a vender almoço a quilo.

A comida vinha pré-preparada da loja da Savassi.

Aos poucos as dificuldades foram sendo vencidas e com o aumento das vendas do almoço, já foi necessário fazer a primeira reforma na loja do Minas Shopping.

Criamos a cozinha para o preparo e aumentamos o espaço de atendimento, abrindo o mezanino com mesas e cadeiras.

Com a queda das vendas dos doces e salgados por causa da onda dos sanduíches, optamos por um segunda adequação das instalações e incluímos os crepes e as batatas recheadas, o que teve grande aceitação dos clientes. Iniciamos o preparo de chapas e petiscos para happy hour e também lançamos um buffet de massas artesanais, desenvolvido com o auxílio de uma grande cozinheira da família de origem italiana.

Na terceira grande reforma, retiramos parte do balcão da frente da loja e colocamos um super buffet móvel de saladas e pratos quentes (primeira loja a bolar essa ideia de equipamentos móveis). Dessa forma, quando terminava o almoço, os equipamentos eram retirados para a “garagem” no fundo da loja e as mesas e cadeiras eram montadas, criando a choperia na entrada.

Em 2013, a praça de alimentação do Minas Shopping foi considerada “plano piloto” para atender os clientes da Copa do Mundo. E como todos da praça seriam avaliados pela Vigilância Sanitária, mais uma vez foi preciso reformar e adequar as instalações, bem como treinar a equipe e desenvolver novos processos. Diante disso, na nova avaliação da Vigilância Sanitária, fomos a única empresa do shopping a tirar nota “A” e fomos parar no Jornal Nacional como exemplo. Toda a equipe CHANTILLY ficou muito orgulhosa desse feito!

Já em 2015, fomos procurados por uma loja ancora do shopping para servir refeições para seus colaboradores. Iniciamos no salão do segundo andar, servindo o prato do dia montado. Após algumas pesquisas, fomos modificando o nosso serviço e passamos a servir um mini-buffet, que era mais rápido e atendia melhor aos clientes.

Resolvemos então abrir esse buffet para todos os demais funcionários do shopping: comida boa com o preço diferenciado. Foi um novo sucesso!

A grande decisão, nesses tempos difíceis, foi quando optamos por acabar com o buffet completo de 24 anos e passar a servir um buffet reduzido, com a mesma qualidade e com o “preço da crise”, para atender, principalmente, os funcionários do shopping. O novo buffet oferece saladas e guarnições com produtos da estação para servir a vontade e uma opção de carne, dentre os 7 tipos do dia. O cliente ainda ganha um refresco natural de cortesia. Com um produto de qualidade e preço baixo, foi possível aumentar as vendas e novamente foi um sucesso!

E é assim que comemoramos nossos 25 anos no Minas Shopping acompanhando as tendências do mercado com controle de custos e ouvindo os nossos clientes através de pesquisas de qualidade diárias.

Valorizamos a nossa equipe e possuímos funcionários de mais de 20 anos e que cresceram junto com a empresa. Além disso, desenvolvemos vários controles que nos permitem eliminar desperdícios, desvios e acompanhar de perto os processos da empresa. Temos muito orgulho dessa trajetória e esperamos poder continuar contando a nossa história por muitos e muitos anos…

Grande abraço, Marcelo Longo Staino

 

Av. Cristiano Machado, 4000 – Loja 303 – Praça de Alimentação do Minas Shopping - Belo Horizonte – MG CEP: 31160-900

(31) 3426-1370

contato@restaurantechantilly.com.br